sexta-feira, 8 de abril de 2016

De 18 a 27.04.2016 - A ABCH traz de volta o Espetáculo "Tempo de Histórias - Os Griôs vão ao Teatro!

Tempo de Histórias no Cinema do CIC

Dando continuidade ao projeto iniciado em 2015, será apresentado neste sábado, 23, às 15h, o Tempo de Histórias, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), com entrada gratuita.
O projeto é uma iniciativa da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), em parceria com a Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH), e tem o objetivo preservar a cultura da oralidade, além de incentivar o gosto pela leitura, despertar a sensibilidade humana, o imaginário consciente e a criatividade.

Foto: FCC
Sete contadores de histórias apresentarão contos da tradição oral e de autoria, que vão do imaginário popular à fantasia. A atividade diverte especialmente as crianças, mas envolve todas as idades e fomenta a cultura e a integração familiar.
Escolas que tenham interesse em levar os alunos para participar da atividade podem fazer inscrição pelos e-mails: claudete_tm@hotmail.com ou acadebrasildecontadoresdehist@gmail.com, informando o nome da escola, número de alunos e professores e telefone de contato do responsável.
Serviço:
Projeto Tempo de Histórias
Quando: Sábado, 23, às 15h.
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Governador Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica - Florianópolis
Quanto: entrada gratuita

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da Fundação Catarinense de Cultura
Telefone: (48) 3664-2571 / (48) 3664-2572 / (48) 9176-5597
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.brSite: www.fcc.sc.gov.br Facebook: www.facebook.com.br/FundacaoCatarinensedeCulturaTwitter: www.twitter.com/fccoficial

DIVULGANDO - 27.04.2016!

(Foto: Confrade Ademir Apparício Júnior)
Membros Imortais da Academia Brasileira de Contadores de Histórias - ABCH (Matriz), na perpetuação de sua ancestralidade - Levam as histórias de princesas, reis, bruxas, personagem elementares, pessoas indecisas, gente alegre... Personas que revigoram a infância e todas as idades dos Seres Humanos que ainda gostam de imaginar e se encantar...
São de fechar os olhos e viajar nas telas da imaginação.
Neste Espetáculo, os Narradores de Histórias vão estar levando ao público ouvinte a literatura oral e contemporâneas... Nesta prática da oralidade, eles utilizam linguagens de diferentes estilos: interpretação x narração, linguagem corporal, dança narrativa com as palavras encantadas, bonecos em movimento com as histórias, toques musicais, linguagem virtual e brincadeiras com as textualidade... Vamos estar diante de narradores orais profissionais e eternos aprendizes - desses que preservam e internalizam a sua ancestralidade por meio da literatura oral (cultura da oralidade popula) e suas brincadeiras por meio do poder da palavra falada, cantada, contada, interpretada e poetizada nos seus diferentes estilos. 
Vamos atender ouvintes de todas as idades, de maneira a contribuir com o fomento do desejo de ouvir com a paciência de um sábio, de estimular as interações entre narrador e ouvinte numa viagem ao universo sagrado - nas entradas e saídas do universo ficcional.

Quem vai narrar as Histórias?

* Ademir Apparício Júnior - Ator, Palhaço e Contador de Histórias (Vem de Ribeirão Preto/SP) - Nos dois períodos com repertórios diferentes!
* Andréa do Rozário - Contadora de histórias cênicas (De São Francisco do Sul de SC) - Nos dois períodos com repertórios diferentes!
* Ozeny Ramos - Contadora de Histórias (Vem de Três Lagoas/MGS) - Nos dois períodos com repertórios diferentes!
* Joel Vigano - Ator, poeta, compositor, arte educador, contador de histórias e coração de menino (De Florianópolis) - Nos dois períodos com repertórios diferentes!
* Albertina Saudade Teixeira da Fonseca (Vem de Portugal) - A partir das 18h30!
* Fernando Constantino - Contador de Histórias nas cordas da viola, (Vem de São Francisco do Sul de SC) - Nos dois períodos com repertórios diferentes!
* E, Seo Frankolino não vai faltar para abrir o Evento ao lado da Claudete T. da Mata, com Tania Meyer ao violão - - Nos dois períodos com repertórios diferentes!
Onde?
Teatro Álvaro de Carvalho - TAC
Público?
Infantil - Às 14h30
Adulto - Às 18h30
Valor da Entrada?
GRATUITA!
ATENÇÃO AMIGOS E FAMILIARES - Pegar os Ingressos na Bilheteria do TAC, 1h antes do Espetáculo!
AS ESCOLAS e CRECHES - DEVEM AGENDAR COM CLAUDETE P/ RESERVAR AS CADEIRAS!
PODEM PEGAR OS INGRESSOS 1 DIA ANTES, NA BILHETERIA DO TEATRO!

Contato para as Reservas: claudete_tm@hotmail.com e acadebrasildecontadoresdehist@gmail.com

Apoio: Fundação Catarinense de Cultura - FCC

Feed de Notícias

ATIVIDADE RECENTE
Ozeny Ramos, de Três Lagoas/MS, Membro Imortal da ABCH, vai estar conosco a nos trazer contos da tradição oral ("Os Diabinhos da Garrafa"; “Zé Malandro”...) e um pouco de dança de sua terra. São os encantos da tradição oral, preservados por nossa Confraria. Seja Bem-vinda à Ilha de Santa Catarina, querida narradora de histórias. Aqui também habitam moradores incríveis: Bruxas, Lobisomens e Boitatás...
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Camila Genaro Amo muito!
DescurtirResponder29 h
Joyce Néia Ozeny Ramos amada, sucesso sempre! Emoticon heart
DescurtirResponder19 h
Claudete T. da Mata
Escreva um comentário...
A Confreira e minha Afilhada Albertina Saudade Fonseca, antes de seu retorno a Portugal, vai estar conosco no Palco do TAC. Ela é assim: Cativa o público de todas as idades, não pela arte do Faz-de-Conta, mas pela força da palavra falada com a doçura da sua linguagem toda especial - própria de quem "narra as histórias com a alma" a entrar no universo da imaginação. Quem não chega ao encantamento com a nossa Confreira, nunca soltou a sua criança interior. As crianças pequenas ficam assim. As crianças vestidas de um corpo grande se desatam e saem a brincar na sua textualidade, a rir com as borboletas da catarse no esbugalhar de olhos feito gotas de orvalho.
Joel Vando Vigano ou Sinhaninha - Qual dos dois, no Dia 27.04 vai entrar em cena?
Na ABCH é assim: Os griôs vão chegando aos poucos e aos poucos vão se vestindo no quarto do Universo Sagrado - O lugar onde tudo é possível!
Ao ver o nosso futuro Membro ABCH, assim, fico a imaginar os contadores de histórias da era do fogo: quando eles chegavam nas suas cavernas a se postar ao redor do fogo - Momento Sagrado, onde iam narrando as suas travessuras, aventuras, seus medos, suas c...
Ver mais
CurtirMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Claudete T. da Mata Ebaaaaaaaa.... Confreira Roseli Schutel, cá estou na revisão de todas as nossas apresentações. Já enviei a Pauta do Dia 27.04 ao Teatro. Tudo certo para estarmos lá. Não esqueça do dia 28.04 - Vamos para Atalanta. Coloque combustível no corpitcho e no coração, que lá vamos numa caravana a levar os encantos dos imaginário aonde nenhum outro contador de histórias não foi.
Claudete T. da Mata Assim como os demais elencos de narradores orais, o Elenco ABCH, de Abril, está super preparado para o TAC. Vamos levar os amigos, parentes e familiares - Vamos encher o Teatro que já está quase lotado!
Claudete T. da Mata
Escreva uma resposta...
Claudete T. da Mata
Escreva um comentário...
Ademir Apparício Júnior é assim, quando entra em cena arranca a atenção da plateia. Nada aconteceu por meio de faz-de-conta, mas pelo encantamento que cada gesto e palavra provoca. No dia 27 de abril de 2016, quem for ao teatro vai mergulhar nas Telas da Imaginação com um dos melhores atores-contadores de histórias que a nova geração ganhou.
Ademir Apparício Júnior vive desta Arte, mas se é chamado pela ABCH e tocado pelo coração, ele vai onde as histórias precisam ir e conta do mesmo jeito - Com ética e estética, pela preservação e perpetuação dos Contadores de Histórias das Cavernas -Nossos Ancestrais. Então, o nosso narrador contemporâneo veste a Arte da Encantaria!