segunda-feira, 17 de julho de 2017

Em breve estarei postando o resultado de eventos anteriores: maio, junho e julho/2017.

 "(...) a criança tem uma alma poética. E é essencialmente criadora. Assim, as palavras do poeta, as que procuraram chegar até ela pelos caminhos mais naturais, mesmo sendo os mais profundos em sua síntese, não importa, nunca serão melhor recebidas em lugar algum do que em sua alma, por ser mais nova, mais virgem (...)" Jesualdo

Narrativas poéticas possuem nas suas configurações, muitos elementos distintos a diferenciá-la dos demais gêneros literários. De linhas brevias, este gênero está aliado ao potencial simbólico e rico de emoções apresentadas, sempre a transformar o poema em um cativante meio de contato com o texto literário.
Há poetas e poetas. Tem aqueles que dizem as poesias de mãos nos bolsos, olhar semiaberto, sorriso trancado... Há poetas que brincam com as narrativas poéticas a dar força às palavras, sempre com o corpo também a dizer cada frase de modo a cativar crianças de todas as idades, dessas que ouvem o poeta favorito, já querendo ler a sua textualidade com sabor de doçuras e travessuras. poesias são feitas para encantar, cativar, fazer parar para brincar com as palavras soltas pelos poetas... 

Poetas são seres que lidam com a ludicidade verbal de várias idades e sua sonoridade... Seu musical, bem do jeito como as palavras vão sendo ditas e do jeito como acabam por fazer da leitura um momento único de diversão emocional.

Poetas são contadores de histórias em meio tempo: o Tempo de dizer como recursos para despertar o interesse do leitor. Por sua vez, os autores poéticos buscam cativar os leitores através do uso de rimas coordenadas na sua simplicidade no dizer das palavras do cotidiano de todas as infâncias, numa espécie de ritmo que dê musicalidade ao texto, mesmo com narrativas de repetição para a fixação de idéias implícitas no texto. Assim o poeta vai fazendo as suas narrativas para a sua conexão com o outro. 

Poetas são feito pulgas atrás de nossas orelhas.

Claudete T. M.s



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