domingo, 2 de fevereiro de 2020

Adulto no Personagem do Faz-de-Conta...

(Catarina e sua Avó no Jogo de Faz-de-Conta - 31.01.2019)

Quando o adulto em interação com a criança de 01 ano e 10 meses, é uma experiência incrível. Em especial quando os próprios estudiosos dizem que a criança inicia o faz-de conta a partir dos 03 anos indo até os 06 ou 07 anos. Então minha neta está quebrando esta regra. 

Após uma curta narração de histórias a pedido da neta, em interação com a mesma, a vovó foi o bebê da neta. Fazia muito tempo que eu não brincava de faz-de-conta. Fui filha de uma menina de 01 ano e 10 meses. Voltar a ser criança, foi libertar a pureza da criança ainda bem viva dentro de mim. E brincar com uma menina imaginativa e criativa, ainda em tão tenra idade, foi poder ver, ouvir, ser parceira de vivência de uma criaturinha que para muitos, não é capaz de entrar no universo da brincadeira e fazer o desdobramento de tão ativo pensamento... Ela, nesse dia também foi minha doce #Contadora de Histórias e Mediadora de Leitura de esbugalhar olhos, desde os seus primeiros ensaios - Uma ouvinte super afetiva, já aos 11 meses.
(Grupo Mãos que Tecem Histórias: Mediação de Leitura Animada para crianças de 02 a 05 anos. Biblioteca Municipal Prof. Barreiros Filho - 06.03.2018)

(Contanção de Histórias - Associação João Paulo II, Palhoça/SC - 08.05.2018)

A criação de oportunidades na vida da criança, é um propício para o desenvolvimento da imaginação de forma livre e criativa, para que ela possa aprender a brincar e interagir com o meio e com ele aprender a aprender com sapiência, para o amadurecimento de suas estruturas sociais, emocionais, física e intelectual. é quando o adulto mais próximo consegue observar o nível de desenvolvimento da criança, no trato com os objetos de brincadeiras a representar papéis, criar interações do imaginário com o mundo real e os enredos bem elaborados, quando a criança pode ir além de seus conhecimentos e a própria imaginação, ao criar histórias, personagens, situações, a trabalhar e criar seus saberes/conhecimentos. É quando nasce aquele narrador oral focado na arte da oralidade. Por que não? 

Quanto o adulto está disponível a interagir com a criança, está dando asas à sua criança interior que, por meio desses ambientes lúdicos, vai sendo preservada. E um pouco de brincadeira arranca risos e faz bem para os brincantes em interação do Faz-de Conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário