Com esse encontro, o grupo reuniu-se para uma introdução ao processo de análise
literária com o estudo da narrativa, uma necessidade encontrada pelo grupo, para o refinamento do processo de criação literária consciente.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA NARRATIVA
O texto levado ao grupo, baseado
no livro de Gancho (2006, pág. 7 a 79), apresenta de maneira modesta as
suas contribuições aos iniciantes sobre o processo de análise literária. A autora,
no decorrer textual, mostra como fazer o estudo da narrativa
de maneira expressiva.
Observa-se neste contexto teórico, não somente desta como de outros
autores, que tal interesse não se limita somente ao tradicionalmente chamado
campo de estudos dos gêneros literários. Ao contrário, observa-se que a cada
dia, mais e mais estudiosos ligados à área da cognição humana,
vem procurando no estudo da narrativa os elementos que os levam ao entendimento e às
descobertas dos mecanismos intrínsecos ao pensamento humano. Como se vê isso
não tem despertado somente o interesse dos escritores preocupados com o
refinamento do seu fazer literário, como também de pesquisadores de diversas
áreas do conhecimento (psicologia, neurolinguística, semiótica, ciências da
informação, comunicação...) que se dedicam ao estudo sistemático das
narrativas, tanto da literatura escrita quanto da narrativa oral, todas
produzidas desde os primórdios da humanidade.
Independentes das suas condições cognitivas,
por exemplo: as publicações pictóricas em pedras, esculturas,
arquitetura, escrituras e gravuras em livros e trabalhos de pesquisa, cada
qual traz no seu bojo a associação da narrativa nas suas diferentes formas de
pensamento. Há de se considerar a força da narrativa no processo de organização
e representação do pensamento humano. Pode-se ver o quanto temos há conhecer sobre o pensamento narrativo, além da importância desse
estudo no entendimento do pensamento do outro. Com os trabalhos colocados em
pauta, propõem-se ressignificar os valores contidos nas narrativas,
visando a organização do pensamento no aprimoramento do fazer literário, de
forma consciente.
ESTUDOS
DA NARRATIVA
O estudo do texto busca
atender às necessidades de escritores e contadores de histórias comprometidos
com o fazer literário escrito e oral. Desta forma buscamos conhecer os meios
necessários de se chegar a este estudo, trabalhando com a didática da
associação da clareza no tratamento dos conceitos dos textos literários capazes
de corresponder às necessidades de compreensão do escritor/leitor, de modo que
o auxilie no processo de análise literária, como:
- Estudo e análise de textos
ficcionais;
- Elementos fundamentais da
narrativa;
- Análise dos elementos e dos
discursos da narrativa;
- Apresentação de um roteiro
de análise literária.
Assim estaremos auxiliando o
escritor/leitor no processo de análise literária com sugestões de leituras que
viabilize a sua entrada no universo ficcional com conhecimento dos caminhos
feitos até ele.
NARRATIVA
LITERÁRIA
O estudo da narrativa busca
compreender as questões inerentes à prosa sem aprofundamentos teóricos,
priorizando a naturalidade no processo de análise dos contos ficcionais.
Analisar um texto e
compreendê-lo facilita a familiarização do escritor/leitor com a leitura, sem
perder de vista a sua visão subjetiva, visão indispensável à análise literária
que dá ao leitor das narrativas maior segurança ao trilhar pelos caminhos da
análise literária.
ELEMENTOS
DA NARRATIVA
O processo de análise leva o
escritor/leitor ao conhecimento dos elementos fundamentais da narrativa a
começar pelas seguintes questões:
O que aconteceu?
Quem viveu os fatos?
Como?
Onde?
Por quê?
Elementos da Narrativa:
Enredo, Personagens, Tempo, Espaço e Narrador.
Narrar é uma manifestação que
acompanha os seres humanos desde sua origem. As gravações em pedras, os mitos,
a bíblia, por exemplo, são narrativas transmitidas através das gerações.
Na atualidade podemos
encontrar uma série de narrativas mais modernas, como: tele novela, filmes de
TV, tele jornal, desenhos animados, videogames, etc. Inúmeras possibilidades de
narração oral ou por escrita, em prosa ou em verso, usando imagens ou não.
Neste contes, estaremos nos concentrando nas narrativas literárias sem nos
aprofundarmos no contexto dos gêneros narrativos.
GÊNEROS
NARRATIVOS
Os
gêneros englobam um número ilimitado de textos que variam em função da época,
da cultura e das finalidades sociais, podendo ser considerados
narrativos por contarem de modo direto ou indireto um acontecimento real ou
imaginário.
Na definição de Aristóteles,
os gêneros literários podem ser identificados segundo a forma e o conteúdo.
Quanto
à forma os gêneros são versos e prosas, e o que distingui esses
dois modos de expressão é o ritmo da linguagem. Exemplificando: na poesia o
ritmo da linguagem é imprescindível pela sua musicalidade. Na prosa o ritmo
acontece pelo desencadeamento lógico.
Quanto
ao conteúdo, eles são épicos, líricos e dramáticos.
• Épico: é a narrativa com
temática histórica; são os feitos heroicos de um determinado povo.
O narrador
conta os fatos passados, apenas observando e relatando os feitos objetivamente,
sem interferência, o que torna a narrativa mais objetiva.
• Dramático: é o gênero
ligado diretamente à representação de um acontecimento por atores.
• Lírico: gênero
essencialmente poético, que expõe a subjetividade do autor e diz ao leitor do
estado emocional do “eu-lírico”.
TIPOS
DE NARRATIVAS
• Romance
• Novela
• Conto
• Crônica
O foco narrativo a ser estuda pelo grupo concentra-se no gênero conto.
(Resenha elaborada por Claudete da Mata, Junho de 2014, Florianópolis/SC)
Bibliografia
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 9 ed. SP.
Ática, 2006.
OBS.
Ao final desse ciclo de estudo, foi realizada uma leitura do conto de Cortázar e repassada as orientações para a tarefa a ser apresentada no encontro do dia 11 de julho.
Tarefa:
Registre a impressão que você teve ao fazer a leitura do conto (em casa); depois escreva uma palavra chave (pode ser uma frase); você poderá ver em que tempo e espaço acontece a história.
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