Conversando sobre os benefícios da formação do contador de histórias consciente das suas práticas juntos a cada fase - Ouvintes de 0 a 100 anos de idade.
Mais exercícios para o apoderamento do mediador de leitora animada.
E acordaram os fios de minhas memórias... Abriram o meu báu de histórias:
(20.03.2017, na Biblioteca Municipal Mário Andrade - SP)
Quer um currículo maior que este?
(22.03.2017 - na Biblioteca Belmonte, ao passar, não resisti: Desenvolvi uma tarde de aprendizado múltiplos através da Arte de Mãos que Tecem Histórias - Confecção de Bonecos em Nós)
Envolvidos pelo encantamento de viagnes únicas, deu-se início à mediação de leitura animada e nos moldes "COMPARTILHADA" - Mediação feita à quatro ou mais mediadores.
METODOLOGIA DE DESENVOLVIDOS DO MEDIADOR DO LIVRO E DA LEITURA ANIMADA E COMPARTILHADA: CRIADO POR CLAUDETE T. DA MATA.
Não é "Jogral da escola antiga".
DESENVOLVIMENTO:
* Cada Mediador recebe um volume da mesma histórias, a qual deve ser lida individualmente, estudada no mesmo estilo das histórias a serem narradas.
para cada narrador.
* Cada Mediador deve acompanhar a mediação do colega, com atenção voltada à narrativa no livro.
É preciso que o grupo se organize e distribua as páginas por número (quantidade) de mediadores envolvidos. Todos precisam estar alinhados, atentos a tudo.
Sob orientação: todos, não só podem como devem - fazer uso de técnicas teatrais (jogos de percepção, consciência corporal, relaxamento, preparo da voz para as brincadeiras com a textualidade, voz, expressões faciais, uso do espaço geográfico do ambiente de cena e do próprio cenário escrito pelo autor...) e muitos outros exercícios em grupo.
(Depoimento da Acadêmica Ana Esther Balbão Pithan (Só Acadêmicos usam a camiseta da ABCH): Adorei a formiguinha... acho que é porque esse era um dos meus apelidos na infância. Eu era a Formiguinha, filha do José FORMIGA Pitthan, tenho Formiga no sangue!!! ... desbravamos mais um pouquinho da leitura animada coletiva". Dessa vez escolhi o livro "A Formiga Preguiçosa" - Autor: Lourival Corrêa de Souza. Ganhamos alguns exemplares da nossa Academia ABCH, Vó Osmarina Maria de Souza. Para fazer a mediação de leitura animada e Compartilhada, necessitamos de um mesmo Livro para cada Mediador.
Tudo sob a orientação de um coordenador de cena. O que evita comportamentos que venham dispersar o grupo em cena, também os próprios ouvintes. Uma das regras principais: pensar na vida ativa da história rumo aos leitores-ouvintes...
Este é o tipo de grupo que mostra na prática, que tamanho não é tudo. Ana Esther Balbão Pithan, Ligia Barreto da Silva, Patricia Santos Pereira e seu pequenino contador de histórias, Maria de Fátima, Léa Palmira Silva Silva, Amaridis De Souza Mello... Nessa data recebemos um ex-aluno meu, o Aldo: Jovem professor de muitas e muitas perguntas... Essa Turma tem menor número de integrantes, devido o horário ser à tarde. A maioria se concentra na Turma da Noite.
Ministrante: Claudete T. da Mata
Nenhum comentário:
Postar um comentário