01 DIA DE AULA
06.03.2017 - CURSO "ESPAÇO DE HISTÓRIAS"
TURMA 1: DAS 14H30 ÀS 17H00
TURMA 2 - DAS 19H00 ÀS 21H30
Ministrante: Claudete T. da Mata, Presidente de Honra da ABCH
Primeiro Momento: Abertura com a apresentação do Projeto Espaço de Histórias: Objetivos, fundamentos teóricos-práticos e metodologia de trabalho, com a Oficina "Mãos que Tecem Histórias", Ministrante Lenice Gomes para o mês de Maio: Dias 09 e 10.
Público: Contadores de Histórias, Atores, Arte-Educadores, Professores, Estudantes de Ensino Regular, Graduandos, Comunidade em Geral, com idade a partir dos 10 anos, desde que esteja acompanhado de um adulto responsável.
Coordenadora/Ministrante: Claudete T. da Mata
Local: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC/FCC)
Cidade: Florianópolis/SC.
Objetivos Específicos:
* Abrir a terceira Etapa do Curso Espaço de Histórias, explanando sobre Primeira Oficina Extra: 1ª Edição “Mãos que Tecem Histórias”, dentro do conteúdo a ser explorado pela Ministrante/Acadêmica convidada Lenice Gomes (De Olinda). OBS: Decidiu-se, devido a dificuldade de patrocínio, rifar um KIT de Livros doados pela livraria Paulus. A Rifa deverá ser vendida pelos alunos, também com a possibilidade de doações pelos alunos, para a aquisição das passagens da Ministrante. AINDA NÃO CONSEGUIMOS ALCANÇAR O VALOR DAS PASSAGENS POR SOMENTE OITO INTEGRANTES TEREM SE ARTICULADO - ESTAMOS NECESSITANDO DE MAIOR PARTICIPAÇÃO.
* Fechar parceria com a Livraria Paulus, com a colocação de venda de livros no dia das Oficinas Extras, com 30% da venda para auxiliar no custeio de transporte, hotel e alimentação dos ministrantes. Iniciando esta parceria no dia 06 de Março/2017;
* Dar continuidade ao “Termo de Cooperação, 2015-2017”, firmado entre a ABCH e a FCC (Fundação Catarinense de Cultura), para o desenvolvimento do Projeto em SC, com apoio em viagens para as apresentações em grupo e outros eventos;
* Desenvolver o projeto com ações de qualidade, no atendimento do público nas suas diferentes faixas etárias “a partir dos 10 anos”, desde que esteja acompanhado de um adulto responsável. CRIANÇAS menores podem participar na companhia dos pais.
* Levar os cursistas ao estudo, pesquisa e prática das narrativas orais do contador de histórias, sempre em contato com a teoria e as técnicas nas suas diversas categorias;
* Levar os cursistas ao estudo, pesquisa e prática das narrativas orais do contador de histórias, sempre em contato com a teoria e as técnicas nas suas diversas categorias;
* Incluir a dança narrativa e a musicalidade junto às técnicas, para a ampliação de estilos na práxis consciente do narrador de histórias em cena;
* Abrir oportunidades para refinar a arte de tecer as histórias com o uso (ou não) de elementos de cena, a arte do improviso nos “momentos em branco”, resgatar técnicas apreendidas nas etapas anteriores em cena, sempre a propor momentos para acordar a criança interior dos participantes, no despertar da ludicidade indispensável aos narradores orais da atualidade. Como fazer?
* Por meio de Técnicas de uso de elementos: instrumentos musicais elaborados com materiais reciclados, conhecimentos adquiridos por meio das oficinas extras, exercitar as competências linguísticas com jogos de trava-línguas, advinhas ritmadas, melodias inventadas em cena, exercícios com dança narrativa, brincadeiras de rodas, advinhas tradicionais, poemas, uso de objetos concretos e preparação para retratar imagens virtuais...
* Por meio de Técnicas de uso de elementos: instrumentos musicais elaborados com materiais reciclados, conhecimentos adquiridos por meio das oficinas extras, exercitar as competências linguísticas com jogos de trava-línguas, advinhas ritmadas, melodias inventadas em cena, exercícios com dança narrativa, brincadeiras de rodas, advinhas tradicionais, poemas, uso de objetos concretos e preparação para retratar imagens virtuais...
* Estar sempre inovando a metodologia de desenvolvimento dos eventos da ABCH,
nas suas diferentes estruturas de ensino, aprendizagem e de entretimento, dentro do
processo de continuidade das suas ações.Também com a inclusão da formação do
Contador de Histórias-Mediador de Leitura animada e Compartilhada.
nas suas diferentes estruturas de ensino, aprendizagem e de entretimento, dentro do
processo de continuidade das suas ações.Também com a inclusão da formação do
Contador de Histórias-Mediador de Leitura animada e Compartilhada.
Metodologia:
Os cursistas sempre inseridos no processo de aprendizagem entre teoria e prática, com o desenvolvimento de técnicas teatrais e jogos psicodramáticos, para trabalhar as dificuldades dos narradores de histórias, transformando limites em possibilidades para uma atuação consciente, com qualidade.
"Contar é ritualizar. É dar voz ao ancestral. É abrir o corpo para o sagrado. É compactuar com a visão mágica. Palavra lapidada na boca do velho griô é palavra fulgurante. Joia de mil brilhos. Pedra multifacetada. Ele tem muitos corpos: feiticeiro, bicho, caçador, sacerdote, rei, bruxo, chefe, guerreiro. O mundo começa na sua palavra. Dançar o céu, o mar, o rio, a nuvem, a sombra. Cantar os velhos ensinamentos. Narrar a natureza, o clã, a aldeia, os símbolos, a floresta, a savana, o deserto. Seu itinerário é reforçar laços. Ordenar o mundo. Perfumar a memória. Virar história". (Celso Sisto Silva)
(TURMA DA TARDE)
Feedback: Roda de Apreciação para a exposição das observações e das impressões levantadas sobre a metodologia e os conhecimentos a serem compartilhados nesta data.
(Devido a necessita de apoio no pagamento das passagens da Ministrante, para que ela possa vir para Florianópolis, agora em Abril de 2017, com Data a ser marcada.)
2º DIA – TURMA DA NOITE - 27 DE MARÇO DE 2017
19h às 21h30: Aula normal. Os Narradores já envolvidos na prática da oralidade desde Março de 2016 são poucos, sendo na maioria novos integrantes. Por esta razão, não aconteceu nenhuma apresentação aberta ao público - ainda..
3º DIA – 03 DE ABRIL DE 2017
INICIAR RODA DE CONTOS E MEDIAÇÕES DE LEITURAS, PARA A APRECIAÇÃO DE ESTILOS NARRATIVOS E A AQUISIÇÃO DE TÉCNICAS PARA O APRIMORAMENTO DOS ESTILOS.
EXERCÍCIO EM CENA: TRABALHO DAS COMPETÊNCIAS DO CONTADOR DE HISTÓRIAS-MEDIADOR DO LIVRO E DA LEITURA ANIMADA E COMPARTILHADA
MINISTRANTE: Claudete Terezinha da Mata
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4º DIA – 10 DE ABRIL
Das 19h às 21h30
Das 19h às 21h30
AULA TEÓRICA: Dos narradores das cavernas à era contemporânea.
AULA LABORATÓRIO - NARRAÇÃO E MEDIAÇÃO DE LEITURA ANIMA E COMPARTILHADA - LIVRO: A FORMIGUINHA
AULA LABORATÓRIO - NARRAÇÃO E MEDIAÇÃO DE LEITURA ANIMA E COMPARTILHADA - LIVRO: A FORMIGUINHA
LOCAL: CENTRO INTEGRADO DE CULTURA - CIC - ESPAÇO LINDOLPHO BEL - FLORIANÓPOLIS
Coordenação: Claudete T. da Mata (Ação 100% voluntária)
5º DIA – 24 DE ABRIL DE 2017
* Prática da Oralidade com Mediação de Leitura Animada e Compartilhada
Livro: A Formiga
ESPAÇO: LINDOLPHO BEL - FLORIANÓPOLIS
Turma da Tarde: Das 14h00 às 16h30 - Turma da Noite: Das 19h00 às 21h30
6º DIA – 27 DE ABRIL DE 2017
Das 09h30 e 14h30
6º DIA – 27 DE ABRIL DE 2017
Das 09h30 e 14h30
* Prática da Oralidade: Contação de histórias e Mediação de Leitura Animada e Compartilhada - Livro: A Formiga
Colégio Altino Cabral - 9:30h - 15 alunos de 3 anos
Colégio Alpha - 14:30h - 31 alunos com 4 anos
LOCAL: BIBLIOTECA PÚBLICA DE SC
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7º DIA – 09 E 10 DE MAIO DE 2017
Oficina: Mãos que Tecem Histórias
Ministrante: Lenice Gomes
8º DIA – 15 DE MAIO DE 2017
Turma 1 e Turma 2
RODA DE APRECIAÇÃO DO ENCONTRO ANTERIOR
Ministrante: Claudete T. da Mata (Ação 100% voluntária)
· “Reunir o Grande Grupo” para o trabalho de técnicas voltadas à prática da oralidade do narrador de histórias – Exercícios para o aprimoramento da consciência corporal: Jogos de expressões faciais, voz, corpo e jogo de improviso...
· Aprender com as palavras faladas, com as brincadeiras com a voz no jogo de troca-troca no experimentar de cada voz e corpo em cena, nas suas entradas, permanências e saídas do universo sagrado;
· Trabalhar os aspectos afetivos antes de levar ao público, as histórias com elementos intocáveis;
· Propor momentos de aprendizado para a provocação e o e estímulo do Olhar, dos Afetos, das emoções dos narradores orais, que só passam a existir diante dos ouvintes, ao ter o domínio de dar corpo, voz, cor, cheiro, tamanho e movimento às imagens que retratam as histórias contadas ou mediadas em público. Bem como: provocar às sensações constituídas pelo narrador ao viver o momento e o tempo da história por inteiro; sempre envolvido no ambiente rico de asas a refrescar a imaginação e seu universo translúcido;
· Mostrar a alma que revela o narrador que fala com o coração.
· Roda de Apreciação: falar e socializar as observações sobre as experiências vivenciadas na Oficina anterior (28 e 29.04.2017), para reflexão e revisão das ações em cena que, dependem da voz: Ver VÍDEOS, registros dos cursistas... Tudo para a exteriorização do olhar sobre as observações e as impressões relatada.
· Trabalhar com a realidade de cada sujeito da ação, aprimorando as técnicas (jogo de voz, corpo e espaço das narrativas, etc.) como meios de alcançar sucesso nas práticas da oralidade, para as apresentações futuras.
9º DIA – 25 DE MAIO DE 2017
APRESENTAÇÃO: “Tempo de Histórias” - Narradores do Projeto Espaço de Histórias - Dois Horários: Das 14h às 15h30
LOCA: BIBLIOTECA PÚBLICA DE SANTA CATARINA
Público Livre
Metodologia: Os cursistas estarão sendo orientados para o Formulário de Inscrição de participação. Colocar os participantes em prática, com o apoio de técnicas trabalhadas nas aulas anteriores: Técnicas de consciência corporal, jogo de voz e expressão, com a utilização, ou não, de elementos em cena. Treinamento das competências do narrador em cena...
O formulário de inscrição deverá constar: Nome do narrador de histórias, Título da História e sua autoria, faixa etária indicada com a possibilidade de adequação para o público do dia e conter a sinopse da história... Outros dados.
10º DIA – 19 e 26 DE MAIO DE 2017
Das 14h00 às 18h00
OFICINA DA VOZ NO EMPODERAMENTO DO NARRADOR DE HISTÓRIAS
Ministrante: Maria Rita Pimenta Rolim, Fonoaudióloga, Professora e Coordenadora da Clínica da Voz da Universidade Federal de SC.
OBJETIVO GERAL: Conhecer e trabalhar as diferentes Vozes e o Corpo que respira – dois instrumentos a trabalho das PALAVRAS FALADAS, como expressão do UNIVERSO IMAGINÁRIO, de acordo com o conteúdo teórico e prático da ministrante e sua metodologia de ensino voltado ao trabalho da linguagem oral (voz), motricidade orofacial, disfagia e outros pontos a serem trabalhados.
OBJETIVOS ESPECÍFICO: OS CURSISTAS serão envolvidos pela ministrante, em momentos de aprendizado que contemple o funcionamento de cada voz apresentada, para uso de recursos técnicos para o empoderamento das suas práxis;
· Ter consciência do tipo de voz;
· Saber fazer uso da voz: da respiração à narração, por ser o principal recurso do narrador de histórias em cena;
· Aprender fazer uso da apneia em determinadas situações diante do público, passando uma situação conflitante como parte da história...
· Como administrar e transformar limites em possibilidades narrativas?
· Desenvolver atitudes competentes nos ambientes das apresentações das narrações em público;
· Conhecer e transformar limites vocais em possibilidades, na doação da voz às histórias.
Aberto aos alunos do Curso Espaço de Histórias e aos Acadêmicos da ABCH.
À comunidade em geral.
INTERESSADOS: enviar email para claudete_tm@hotmail.com
Solicitar formulário de inscrição.
11º DIA – 28 DE MAIO DE 2017
RODADA DE HISTÓRIAS
Entre Cursistas do Projeto Espaço de Histórias e seus Convidados
Entre Cursistas do Projeto Espaço de Histórias e seus Convidados
Dois Horários: Das 18h às 20h
Local: Cinema do CIC
Local: Cinema do CIC
DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
(Também, com o Apoio da FCC, na divulgação do Evento no seu Site)
Público Livre
Metodologia: De participação livre, em que os cursistas estarão sendo orientados para o Formulário de Inscrição de participação, para a aquisição de horas computadas na certificação final. Os participantes estarão colocando em prática as técnicas trabalhadas nas aulas anteriores: Técnicas de consciência corporal, jogo de voz e expressão, com a utilização, ou não, de elementos em cena. Treinamento das competências do narrador em cena... O formulário constará: Nome do narrador de histórias, Título da História e sua autoria, faixa etária indicada com a possibilidade de adequação para o público do dia, conter a sinopse da história... E outros dados.
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12º DIA – 02 DE JUNHO DE 2017
COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA ABCH
*****RODA DE HISTÓRIAS*****
(LOCAL: CINEMA DO CIC)
DAS 14H ÀS 15H30: NARRAÇÃO DE HISTÓRIAS
COQUETEL DE CONFRATERNIZAÇÃO ENTRE CURSISTAS E ACADÊMICOS
ÀS 17H
13º DIA – 12 DE JUNHO DE 2017
14h e 19h
RODA DE HISTÓRIAS E MEDIAÇÃO DE LEITURA ANIMADA
RODA DE HISTÓRIAS E MEDIAÇÃO DE LEITURA ANIMADA
ENTRE CURSISTAS (NOS DOIS TURNOS)
LIVRE PARA CONVITES AOS AMIGOS E ESCOLAS
TEMA: LIVRE
NARRADORES: CURSISTAS DO PROJETO ESPAÇO DE HISTÓRIAS
LOCAL/TURMA DA TARDE: BIBLIOTECA DE ARTES/CIC
LOCAL/TURMA DA NOITE: SALA DE CINEMA
TAREFA: ENSAIAR CANTIGAS DE RODA, PARA AS ENTRADAS E SAÍDAS DE CADA HISTÓRIA.
14º DIA – 26 DE JUNHO DE 2017
REVISÃO DOS CONTEÚDOS E EVENTOS TRABALHADOS DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE: DE 06 DE MARÇO A 12 DE JUNHO/2017.
Metodologia: Preparar o grande grupo para o encerramento desta Etapa, com a fala da Idealizadora, Ministrante e Coordenadora do Curso Espaço de Histórias - Claudete T. da Mata
Objetivos:
· * Falar sobre as próprias experiências de entradas nos livros e seus passeios pelas histórias por meio de uma experiência exercitada para dar vida ao narrador e aos personagens, no apoderamento da arte de “Mediação do Livro e a Leitura Animada e compartilhada.”
· * Como usar a arte do improviso em cena, na transformação de atitudes não compatíveis com o enredo em cena, em cenas de qualidade;
* Ver os livros nas suas multifaces (suas mil formas de narrar), até mesmo como um faz-de-conta que brinca com a realidade, com o corpo a levar os leitores-ouvintes à sublimação de situações em conflito;
* Como saber sobre as maneiras de segurar, ler e dar vida aos contos por meio da mediação e leitura anima e compartilhada?
* Ver os livros nas suas multifaces (suas mil formas de narrar), até mesmo como um faz-de-conta que brinca com a realidade, com o corpo a levar os leitores-ouvintes à sublimação de situações em conflito;
* Como saber sobre as maneiras de segurar, ler e dar vida aos contos por meio da mediação e leitura anima e compartilhada?
15º DIA – 26 DE JUNHO DE 2017
RODA DE APRECIAÇÃO DAS ATIVIDADES DO PRIMEIRO SEMESTRE
Local: Centro Integrado de Cultura - CIC
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16º DIA – 13 DE JULHO DE 2017
DE HISTÓRIAS – HISTÓRIAS EM RODA
Local: Centro Integrado de Cultura - CIC
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16º DIA – 13 DE JULHO DE 2017
DE HISTÓRIAS – HISTÓRIAS EM RODA
(Entrega dos Certificados de Formação dos Contadores de Histórias)
Coquetel de comemoração!
(Ver patrocinador)
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