quarta-feira, 13 de setembro de 2017

UM POUCO SOBRE O PROJETO: MÃOS QUE TECEM HISTÓRIAS - Formação Continuada de Contadores de Histórias e Mediadores do Livro e da Leitura Animada!

Contação de Histórias com Uso de Bonecos e Mediação de Leitura Animada
Apresentação
(Espaço da Secretaria da Cultura do Distrito Federal - Preparando mais um Projeto de estímulo à Prática Leitora: Para 2018)

Dedico a maior parte de meu tempo à prática da oralidade, estudando, pesquisando, elaborando meus saberes e levando projetos ao público. Todos em pleno e desenvolvimento. Sou uma viajante, dessas que percorre terras e mares, tempos sem tempo e sem fronteiras. De repente, consigo conversar com uma formiga. Alguns me chamam de fada, outros preferem dizer que sou Bruxa da Mata... 
(Minha Neta aos 05 meses - Agosto de 2017)

E vou vivendo tudo isso, também minha vida além desta. Agora sou avó de uma menina que já nos mostra seus brinquedos favoritos: Ler livros e ouvir histórias. Ela é a fonte de inspiração do Sarau Catarina: Para Pais e Filhos, Avós e Netos, Público Livre.
Feira Catarinense do Livro - 2015
(Mediação de Leitura Animada - Por Claudete T. M.s)

A contadora de histórias, Claudete Terezinha da Mata, Presidente Nacional-Fundadora da Academia Brasileira de Contadores de Histórias - ABCH vive feliz na ação de caráter voluntário, a oferecer sua arte narrativa e seus projetos para todos os públicos: professores, alunos a partir dos 10 anos (acompanhado de um responsável), profissionais de todas as áreas do conhecimento, pai e público em geral. 
Setor Infantil da biblioteca Pública de SC
(Contação de Histórias com Uso de Elementos em Cena)

Mãos que Tecem Histórias, assim como todos os projetos anteriores, é um Projeto dividido em etapas, a proporcionar o processo de formação consciente de narradores que desejam aperfeiçoar as suas práticas narrativas. 
No projeto Espaço de Histórias da ABCH
(Espaço de Exposições Lindolfo Bell/CIC)

O conteúdo a ser trabalhado, como: Arte de Contar, Imaginar e Encantar com as Histórias Tradicionais e Contemporâneas, Contos Clássicos, Histórias Animadas com Origami e outros Objetos de Cena, Arte de Ler e Media o Livro, Bonecos Contadores de Histórias: Manipulação e Confecção, são conteúdos elaborados para aguçar o refinamento da prática da oralidade, sacudir o gosto pelo livro e a leitura, pesquisar, estudar e incentivar estas atividades de difusão cultural, capazes de contribuir com o despertar da sensibilidade humana, o imaginário e a prática do processo criativo consciente, também para o despertar da arte de aprender a aprender no coletivo a serviço da ancestralidade. E assim, na preservação e perpetuação do contador de histórias – narrador oral e respeito aos diferentes estilos.
Cinema do Centro Integrado de Cultura/CIC/Florianópolis/SC
(Mediação do Livro e da Leitura animada e Compartilhada)

No decorrer de cada encontro, quinzenalmente, os participantes vão conferindo a programação e se apropriando da metodologia de ensino e crescendo no nível de aprendizagem, com  orientações durante os encontros e quando solicitam. É uma metodologia que faz parte do processo de crescimento inter e intrapessoal.
 Setor Infantil da biblioteca Pública de SC
(Contação de Histórias com Uso de Elementos em Cena)

Durante o desenvolvimento do conteúdo da oficina, todos são orientados nas suas atitudes no coletivo, bem como, são convidados em cada semestre para participar de Oficinas Extras, onde todos possam ouvir outros ministrantes (colaboradores) e seus trabalhos. E, ao final de cada semestre, os participantes estarão levando ao público de todas as idades, as suas apresentações narrativas.

Sendo este um trabalho de formação continuada, ao final do ano, os participantes recebem a “certificação de formação”, da Ministrante e parceria. A certificação será de acordo com a carga horária frequentada, pelo menos de 75% de frequência nas aulas. Carga horária inferior fica sem certificação.
Formação de Mediadores do Livro e da Leitura Animada 
(Espaço da Biblioteca Pública de SC)

No espaço do Centro Integrado de Cultura – CIC, a participação dos interessados, na OFICINA, é GRATUITA - Salvo as empresas que queiram conhecer sobre o conteúdo da Oficina para estarem enviando os seus indicados, propõe-se uma contrapartida, como: Auxilio na edição de Saraus, material de divulgação e outros trabalhos da Oficina.
Ministrante Voluntária: Claudete T. da Mata (Pedagoga, Especialista e Mestre em Psicopedagogia clínica, Escritora, Pesquisadora de Culturas Perdidas e ou Esquecidas, Atriz Bonequeira (Sem DRT), Militante da Arte Narrativa da contação de Histórias... Artesão de Bonecos Lúdicos e Mulher Oleira.)

PARCERIA: FUNDAÇÃO CATARINENSE DE CULTURA - FCC
APOIO: TRANSPORTE PARA OUTROS MUNICÍPIOS E ISENÇÃO DE ESPAÇOS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário