Objetivo maior: Na arte de contar histórias com bonecos, desenvolver nos narradores orais, acompanhando técnicas teatrais, o aprimoramento das suas expressões afetivas, sociais, cognitivas, imaginativas a dar vida às histórias em cena com consciência na animação dos bonecos e suas narrativas, desta maneira a exteriorizar o processo criativo do narrador em cena, com mais empoderamento na concretização de sua práxis com qualidade.
E o presente curso está alinhado com as premissas artísticas/culturais/educativas e da própria ludoterapia, vislumbrando esses processos em conjunto, voltados para os critérios de auto-superação de conflitos inter e intrapessoais muitas vezes desconhecidos pelos narradores. Assim, a partir da responsabilidade social, afetiva, cognitiva e criativa, onde os aspectos do bem, do mal, do bom, do belo, do falso e do verdadeiro (espiritualidade,arte e educação) estejam presentes, por meio dos quatro pilares da pedagogia ideológica e da própria amorosidade humana: primeiro aprender a ser; depois aprender a aprender; para poder aprender a conviver e daí por diante aprender a realizar - por em prática os ensinamentos apreendidos, que equivale ao servir para ser e estar no meio que vive as suas experiências com qualidade, seguindo em frente sem cegar a si mesmo...
A partir dessas premissas, trabalharemos a plasticidade cerebral para a ampliação do campo simbólico através de expressões literárias, musicais e cênicas com formas animadas, até chegarmos às técnicas expressivas do inconsciente, como o jogo dramático, fazendo uso da imaginação ativa e criativa, a produção espontânea de mini roteiro, a dramatização dos personagens, exercitando o Self (imagens arquetípicas da persona, sombra e animais e do si mesmo), além das produções naturais como os improvisos (de forma lúdica) e uma enorme gama de possibilidades que podem facilitar a arte de estar em grupop, ara que o ego se renda ao Self e passe a servir a alma (processo de individuação proposto por C. G. Jung).
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Possibilidades do contador de histórias na narrativa com a manipulação de bonecos:
· Quem é e o que faz o contador de histórias com boneco, no contexto da narrativa?
· Qual a sua pretensão?
· Conhecendo a força dos bonecos e seus limites na narração de histórias.
· Como joga o contador de histórias, no papel de ator manipulador com bonecos?
. Da atenção à escuta, da escuta à atuação
- Contador de histórias, animador como não-presença;
- Contador de histórias, animador como co-presença;
- Contador de histórias, animador como animador;
- Contador de histórias, animador como contraparte em cena;
- Contador de histórias, animador assume no espetáculo sua própria condição de animador do objeto;
- Contador de histórias, animador, entre a interpretação de uma personagem em seu corpo e a interpretação de outra personagem dando vida ao objeto inanimado.
- Entre o foco e os meridianos de atuação;
- Improvisando com bonecos;
- Apresentação dos resultados em grande grupo aberto ao público.
- Contador de histórias, animador como não-presença;
- Contador de histórias, animador como co-presença;
- Contador de histórias, animador como animador;
- Contador de histórias, animador como contraparte em cena;
- Contador de histórias, animador assume no espetáculo sua própria condição de animador do objeto;
- Contador de histórias, animador, entre a interpretação de uma personagem em seu corpo e a interpretação de outra personagem dando vida ao objeto inanimado.
- Entre o foco e os meridianos de atuação;
- Improvisando com bonecos;
- Apresentação dos resultados em grande grupo aberto ao público.
OBS: O curso de cunho teórico e prático está fundamentado nas vivências e experiências sociais, artísticas, culturais e autorais de diferentes autores, em especial, de C.G. Jung, Moreno, Ana Freud, etc. Com registros em fotos e filmagens para avaliações e a auto avaliação em aulas específicas para a troca de saberes e a abertura com aceitação das críticas em grupo. com certificação peça instituição apoiadora. O curso também possui caráter terapêutico, por si durante todo os seu desenvolvimento.
A Ministrante e Idealizadora do projeto Mãos que Tecem Histórias, também mentora da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, após ter criado a Oficina Literária Boca de Leão (projeto doado em 2016 para a Fundação Catarinense de cultura, sob a coordenação do bibliotecário Evandro Jair Duarte - em pleno desenvolvimento a lhe servir de fonte de pesquisa no seu doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC). Claudete T. da Mata - Pedagoga, Especialista e Mestre em Psicopedagogia Clínica, Pedagógico e Institucional; Atriz Bonequeira, Escritora, Pesquisadora da tradição oral de memórias vivas no Estado de SC, com dedicação à Arte Contar Histórias com Bonecos e os Livros, Mediadora de Leitura animada (uma metodologia criada pela ministrante, para fugir dos padrões tradicionais de leitura em voz alta....), possui vasta experiência em Arte da Contação de Histórias e Artes Cênicas, socializa seus saberes neste canal de comunicação com os seus leitores, na divulgação de suas ações.
Local: .................
Horário: ..............
Data: Agendamento prévio e direto com a ministrante.
Investimento: .........................
As inscrições precisam ser encaminhadas para o e-mail claudete_tm@hotmail.com / claudetedama@gmail.com juntamente com o comprovante do pagamento bancário.
OBS. A ministrante presta atividades 100% voluntárias, para Ongs que atendem estudantes e crianças de baixa renda e vida social em situação de vulnerabilidade em família e na própria comunidade. Todo auxílio de custo para a manutenção do projeto, para gastos com combustíveis, passagens para outros estados, hotel, alimentação, materiais para a realização das oficinas, são bem-vindos e e extremamente necessários.
CLAUDETE TEREZINHA DA MATA
Contato 48-38792061
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